sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A regeneração e a Renovação do Espírito

..Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,.. (Jo 20.22)

  • Lavagem da Regeneração: Novo Nascimento / Batismo Cristão
  • Renovação do Espírito: Outorga da vida divina / Submissão à Deus
 A regeneração é um dos principais fundamentos da fé. Trata-se de 'Nascimento Espiritual'. É mudança de vida, criação e transformação de uma pessoa. (Jo 3.3)
Pela regeneração, a vida eterna é outorgada ao crente (II Pe 1.4; I Jo 5.11), ele torna-se filho de Deus (Rm 8.16,17; Gl 3.26), é nova criatura (II Co 5.17; Cl 3.10). Não mais aceita o conformismo deste mundo, mas é criado segundo Deus, em verdadeira 'justiça e santidade'. (Ef 4.24)
Mas por que a regeneração é necessária?
Á parte de Cristo, nós seres humanos, por natureza inerente e pecadora, somos incapazes de obedecer a Deus e agradar-lhe (Sl 51.5; 58.3; Rm 8.7,8; 5.12; I Co 2.14)
Para receber essa fundamental essência, é necessário arrepender-se e voltar-se a Deus e colocar sua fé pessoal em Cristo como seu Senhor e Salvador. (Tt 1.12)
Regenerar-se é mudar-se, ou seja, lançar fora a vida velha de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo. Quem nasce denovo não é mais escravo, mas está liberto, e passa a ter desejo e disposição de seguir a direção do Espírito Santo e obedecer a Deus. Vive uma vida de retidão (I Jo 2.29), ama aos demais crentes (I Jo 4.7), evita uma vida de pecado (I Jo 3.9; 5.18) e não ama o mundo (I Jo 2.15,16)
Quem é nascido de Deus não deve deixar o pecado tornar-se um hábito em sua vida (NT I Jo 3.9). Jamais será possível nascer denovo sem antes sem ter desejo sincero e esforço para agradar a Deus e evitar o mal, mediante uma comunhão profunda em Cristo e dependentemente do Espírito Santo (Rm 8.2-14)
Aqueles que continuam vivendo nos caminhos pecaminosos do mundo, seja qual for a religião que professam, demonstram que ainda não nasceram denovo (I Jo 3.6,7)
Assim como uma pessoa nasce do Espírito ao receber a vida de Deus, também pode extinguir essa vida ao enveredar-se ao mal e preferir a iniquidade. (Rm 8.13; Gl 5.19-21)
O nascimento entre Deus e o salvo é questão de Espírito e não de carne. Logo, embora a ligação física entre um pai e um filho nunca possa ser desfeita, o relacionamento de pai para filho, que Deus quer manter conosco, é voluntário e dissolúvel durante nosso período probatório na terra. Nosso relacionamento com Deus é condicionado mediante a fé em Cristo, esta (fé) está demonstrada em uma vida de obediência, amor e sinceridade. (Hb 5.9; II Tm 2.12)
A outorga do Espírito Santo por Jesus aos seus discípulos no dia da ressureição não foi o batismo no Espírito Santo, como muitos pregam, como ocorreu no dia de pentecostes. Era a primeira vez que a presença regeneradora do Espírito Santo e a nova vida do Cristo ressuretosaruva e permeava os discipulos.
O que acontece neste fato é o cumprimento da promessa feita por Cristo antes da sua paixão e crucificação (Jo 14.17) "habita convosco, e estará em vós". Jesus agora cumpre aquela promessa.
Na frase 'assoprou sobre eles, em Jo 20.22, infere-se que trata-se de sua regeneração. A palavra grega traduzida por 'soprou' (emphusao) é o mesmo verbo usado na septuaginta (a tradução grega do AT) em Gn 2.7, onde Deus "soprou em seus narizes [de adão] o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente".. É o mesmo verbo que se acha em Ez 37.9. "assopra sobre estes mortos para que vivam". O uso que João faz deste verbo neste versículo indica que Jesus estava lhes outorgando o Espírito a fim de neles produzir nova vida e criação. Isto é, assim como Deus soprou para dentro do homem físico o fôlego da vida, e o homem se tornou uma nova criatura, assim também agora, Jesus soprou espiritualmente sobre os discípulos, e eles se tornaram novas criaturas. Mediante a sua ressureição, Jesus tornou-se em 'espíri
to vivificante'.
O imperativo 'Recebei o Espírito Santo', estabelece o fato que o Espírito, naquele momento histórico, entrou de maneira direta nos discipulos, para neles habitar. A forma verbal de receber está no auristo imperativo 'lambano' que denota um ato único de recebimento. Este 'recebimento' da vida pelo Espírito Santo antecede a autorga da autoridade de Jesus para eles, bem como o batismo no Espírito Santo, pouco depois do dia de pentecoste.
Antes dessa ocasião os discípulos eram verdadeiros crentes, mas ainda estavam no antigo concerto, eles não eram completamente regenrados no sentido da nova aliança. A partir de então os discípulos passaram a participar dos benefícios do novo concerto baseado na morte e ressureição de Cristo. Foi também nessa ocasião e não no pentecoste, que a igreja nasceu, uma nova ordem espiritual assim como no príncipio Deus soprou sobre o homem até então inerte para de fato torna-lo criatura vivente na ordem material.
Esas suasa obras distintas do Espírito Santo na vida dos discipulos de Jesus são normativas para todo cristão. Isto é, todos os autênticos crentes receberam o Espírito Santo ao serem regenerados, e a seguir precisam experimentar o batismo com Espírito Santo para receberem poder para serem Sua testemunhas (At 1.5,8; 2.4)

Mylle Carneiro
Shalom..

8 comentários:

  1. Graça e paz!
    Andando por Blogs cristãos cheguei até o seu e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou te seguindo e aos poucos venho conhecer mais os seus textos.
    Será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com, e se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
    No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito edificante! Parabéns por permanecer com a essência da palavra minha amada. Muito bom seu blog, e espero que continue ensinando suas ovelhas e amigos a usarem as primicias biblicas, pois com elas alcançaremos a verdadeira santidade.
    O Comendo Maná usa a essência da palavra pra edificação em nossos dias e principalmente detonar essas heresias imperdoáveis que pastores usam pra alienar seu povo nos dias de hoje.
    Estou seguindo seu blog, se deixar eu acabo escrevendo um texto.. rsrs
    Deus te abençoe muitissimo, a vc e sua familia!
    Bjão!
    Myllena Carneiro

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Creio que no versículo inicial a enfâse está na lavagem que tanto regenera quanto renova(creio que sejam sinônimos) não creio que haja essa divisão que você faz no início do texto.

    Eu entendi errado ou você conectou o novo nascimento ao rito do batismo?

    ResponderExcluir
  5. Conectei sim. O batismo é um simbolismo do novo nascimento, onde nascendo denovo, passamos a adqüirir a regeneração.

    ResponderExcluir
  6. Sim,mas você concorda que o rito é só o símbolo do que já aconteceu interiormente, não concorda?

    ResponderExcluir
  7. Não.. Por isso diferenciei, a renovação da Lavagem

    ResponderExcluir
  8. Oi linda tambem tenho blog estou te seguindo vio xero.

    Ha o meu é

    pelaprimeivez.blogspot....

    ResponderExcluir