segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Santificação (Esboço EBD)




A Santificação: Santificação, santidade e consagração são sinônimos.
Para alcançarmos a santidade, sermos santos, precisamos manifestar alguns tópicos:

1. Separação> A santidade representa o que está em Deus, que O torna separado de tudo que é terreno e humano; Sua absoluta perfeição moral e Sua majestade divina; quando Ele deseja usar algo tem, este algo precisa estar santo.
2. Dedicação> Essa é a condição do crente, dedicar-se a se separar do pecado e do mundo e ser consagrado a Deus; tudo que fazemos sendo puro e agradável é e deve ser dedicado a Deus.
3. Purificação> As coisas que são dedicadas ao Senhor precisam ser limpas e tem que estar limpas. Limpeza é uma condição de santidade, ou purificação. Objetos inanimados foram consagrados para serviço de culto a Deus (Ex 40.9-11) unção do azeite; santificação pelo sacrifício de bezerros com sangue (Ex 24.8). Os sacerdotes foram santificados com azeite, água e sangue (Lv 8.10). Na nova aliança, para uma santificação é necessário um sacerdócio espiritual (I Pe 2.5); pela mediação do filho (I Co 1. 2, 30; Ef 5.26; Hb 2.11); por meio da palavra (Jo 17.17; 15.3); do sangue (Hb 10.29; 13.12) e do espírito (Rm 15.16; I Co 6.11; I Pe 1.2)
4. Consagração> Vida Santa e Justa. Justiça (I Jo 3.6-10): Vida regenerada conforme a lei divina. Santidade: Vida regenerada em conformidade com a lei divina, dedicado ao serviço divino, o que pede a remoção de qualquer mancha ou sujeira que obstrua esse serviço (I Pe 1.15). Após a consagração de Israel, como agora santos poderiam viver? Seguindo as leis de santidade (Lv 11 - 15), viver em santidade foi uma consequência da consagração. Conosco é a mesma coisa (Hb 10.10), aqueles que são santos, são exortados a seguir a santidade (Hb 12.14); aqueles que foram purificados (I Co 6.11), são exortados a purificar a si mesmo (II Co 7.1)
5. Serviço> Servir a Deus num relacionamento santo, significa ser sacerdote, ou seja, prestar serviço a Deus. Da mesma forma, nós fomos consagrados por Cristo e pela nova aliança passamos a ser sacerdócio real .. (I Pe 2.9). O serviço é elemento essencial na santificação, somos adoradores e através disso pertencemos a Deus. Santificação envolver ser possuído por Deus e servir a Ele. A santificação é absoluta e progressiva: Absoluta porque a obra já foi feita (Hb 10.14) e progressiva porque o cristão deve perseguir a santidade (Hb 12.14), aperfeiçoando a consagração pela limpeza de seu ser (I Co 7.1). A santificação também é posicional, pois é primeiramente uma mudança de posição, passando de pecador para adorador; também é prática, porque exige uma maneira reta de viver.
Um bom exemplo de morte para o pecado e ressureição para uma vida nova e eterna é o batismo por imersão nas águas. A imersão significa a união com Cristo na Cruz para a morte do pecado, e quando levantado, uma vida nova (Rm 6.4). Mesmo com uma vida santa haverá tentação externa e interna, por isso a necessidade da vigilância (Gl 6.1; I Co 10.1,2), a carne é fraca, e o cristão pode ceder pois está sendo provado (Gl 5.17), contudo ele pode resistir e vencer a tentação (Tg 4.7; Rm 6.14; I Co 10.13), pode estar sempre cheio de frutos de justiça (I Co 10.31; Cl 1.10), pode possuir a graça e o poder andando em comunhão (Ef 5.18; I Jo 1.7), pode ter a purificação constante (Fp 2.15; I Ts 5.23)

Misª Mylle Carneiro
'Santificai-vos!'
yssá adonay panav elecha,v´assém lecha shalom.
o Senhor sobre ti levante o teu rosto,e te dê a paz


6 comentários:

  1. espero que um dia todos nois venhamos se aceito pelo que somos
    não pela nossa religião!!
    eu como um chefe de terreiro da umbanda ! entro e comento um trabalho bem elaborado parabens missionaria myle !! que deus continue a te uzar pra trazer sempre boas novas .não a intolerancia religioza!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu esboço querida! E quero louvar a Deus por estas sábias e poderosas palavras... A igreja dessa última hora precisa ouvir esta mensagem! Se me autorizar, pregarei seu sermão! (risos!)
    Outra coisa, até o pai Joaquim fez elogios, o conquiste para ser pai de salvos!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Paz querida Mylle!
    Parabéns pelo blog, pelos temas abordados.
    Amei o título do teu blog, foi o que me chamou atenção quando visitava outra página, p/ quem sabe o significado do maná fica claro o propósito de tuas palavras!
    Abraços,
    Laudiceia Mendes

    ResponderExcluir
  4. Excelente o seu blog ! Parabéns.
    Que Deu continue te inspirando.

    Abraços.

    Ah.. deixo um convite para conhecer o meu blog:
    http://bjardim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Quão agradável é poder descansar nas promessas do Senhor.
    As dúvidas são abandonadas e as aflições desmascaradas.
    A inquietação deixa de nos sufocar e respiramos o ar puro da confiança em Deus.
    A vida se torna mais bela e nós a vivemos com abundância.
    Você crê nas promessas de seu Pai? Então descanse e aguarde!
    Elas serão cumpridas no devido tempo. Deus é Contigo!!!
    Assim diz o Senhor teu Deus e Senhor! Ouça o que o Meu Espírito Diz:
    porque clamas a Mim? Marche porque Eu tenho cuidado de ti,
    Eu serei contigo nessa peleja! porque Eu Sou poderoso e pelejarei por ti!
    Sou Eu DEUS de perto e também DEUS de longe,tenho Eu colocado em tuas mãos todas as ferramentas somente use e creia ! Porque Eu estou Agindo... Farei um reboliço sobre a tua vida, Colocarei a ti em lugares altos, Exaltarei a tua vida e mostrarei o quanto
    Eu tenho zelado de tua vida e de tua casa. Porque Sou Eu DEUS O CRIADOR DE TUDO
    SOMENTE CREIA! Eis Aí o Segredo da Vitória!!!

    A Paz estamos seguindo a irmã com nossos dois blogs, para glória de meu Deus, gostei muito dos assuntos abortados em seus posts, continue para glória de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. nossa muito bom seu blog, admito que tenho sido cobrada da parte de |Deus para mais santidade!
    amei a figura do post, pois sou apaixonada pelo shofar, fique na paz!

    já me tornei seguidora, aguardo sua visita!

    ResponderExcluir