quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Oração


Oração é algo sério, específico, objetivo, e segue regras e princípios estabelecidos na Palavra de Deus. É a tentativa de orar em desarmonia com eles que resulta em uma experiência frustrante de não ver as orações e súplicas respondidas. Paulo declara em Efésios 6.18: Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos..
A bíblia de Jerusalém traduz: "Com orações e súplicas de toda a sorte orai em todo o tempo.." A tradução de J. B. Phillips diz: "Orai sempre com toda a sorte de orações.."; a Bíblia amplificada traduz: "Orai em todo o tempo - em cada ocasião, em cada época - no espírito, com toda (maneira de) oração e súplica."


Há diversos tipos ou espécies de oração e cada um deles segue princípios claros. Há regras estabelecidas na Palavra de Deus para esses tipos diferentes de oração. E é aqui onde há uma grande confusão. Costumamos definir nosso relacionamento com Deus em uma palavra: Oração. Tudo o que lhe dizemos ou pedimos chamamos "oração". Sim,  tudo é oração. Mas, precisamos saber que tipo de oração é. Há orações que não buscam necessariamente alguma coisa de Deus. Outras visam alterar uma circunstância em nossa vida ou na vida de terceiros. A todas elas Deus deseja ouvir.


"Ó tu que escutas as orações, a Ti virão todos os homens" (Sl 65.2), pois "A oração dos retos é o Seu contentamento" (Pv 15.8b)


Níveis de oração:
Poderíamos classificar a oração em 3 níveis diferentes: Deus, nós e os outros. Dentro de cada um desses níveis a diversos tipos de oração:


1. Deus como centro das orações
Há orações que são dirigidas a Deus, visando verdadeiramente o que Ele é, o que Ele faz, e o que Ele nos tem feito. Outra coisa não buscamos, senão apresentar-lhe nossa gratidão, louvor, e adoração. Dentro deste nível temos 3 tipos de oração:


> Ações de Graça: A expressão do nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo que Ele nos tem feito. Basicamente é a oração que expressa gratidão a Deus pelas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós.
> Louvor: A oração de louvor é um passo além das ações de graça. São expressões de louvor a Deus pelo que Ele faz. Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressa-los em palavras, numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu nome, que é digno de ser louvado.
> Adoração: O tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é. É a entrado no Santo dos Santos para responder ao amor do Pai. Ali nada fala do homem, mas Dele. Ele é o reconhecimento do que Ele é. É a resposta do nosso amor ao amor divino.


2. Nós mesmos como centro das orações
Quando vamos a Deus para apresentar necessidades pessoais. Embora falando com Deus, o foco da atenção é a satisfação de nossas necessidades. Vamos a Deus em busca de uma resposta para a alteração de alguma circunstância em nossa vida. Nesse nível temos também 3 tipos de oração:


> Petição: É "um pedido formal a um poder maior". É a apresentação a Deus de um pedido, visando satisfazer uma necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus. Nesse tipo de oração, já temos o conhecimento de qual é a sua vontade, pelo que o pedido será feito em fé, com a certeza da resposta, antes mesmo da sua manifestação, de acordo com Marcos 11.24.
> Consagração ou dedicação: É uma atitude de submissão à vontade de Deus. Essa oração é para as ocasiões em que a vontade de Deus é desconhecida. Exige espera, consagração e inteira disposição de conhecer e seguir a vontade do Pai.
> Entrega: É a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus. É lançar o cuidado sobre o Senhor, com um conseqüente descanso. Essa oração é feita quando um cuidado, um problema ou inquietação nos bate à porta.


3. Os outros como centro das nossas orações
Vamos a Deus como sacerdotes, como intercessores, levando a necessidade de outra pessoa. Nosso motivo primeiro é ver as circunstâncias alteradas na vida de outrem. Esta é a oração de intercessão. Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa.


Formas de oração
Todos os tipos de oração podem ser levados a Deus de 3 formas: Através da oração privada, oração de concordância ou oração coletiva.


> Oração privada: (Mt 6.6). Cada  filho de Deus tem d direito de entrar em Sua presença com confiança e apresentar-lhe oração da fé (Hb 4.16). Nessa forma de oração, só o espírito de Deus é testemunha. Ela pode ser feita apenas no coração, ou em palavras audíveis.
> Oração de concordância: (Mt 18.18-20). Aqui, dois ou três se reúnem em comum acordo sobre o que pedem a Deus. Há um poder liberado através da concordância, de acordo com Dt 32.20.
> Oração coletiva: (At 4.23-31). Esta é feita quando o corpo se une em oração. É uma oração de concordância com um número maior. Quando um corpo de cristãos levanta sua voz a Deus, unânime, não só na palavra ou expressão, mas no mesmo espírito, como na igreja de Jerusalém, há uma grande liberação do poder de Deus.


Recursos de Auxílio à Oração
Toda vida e manifestação do poder de Deus é resultado da união entre o Espírito Santo e a Palavra de Deus. Esses dois grandes recursos à nossa disposição para o exercício espiritual da oração, leva-nos a uma experiência feliz em nosso relacionamento com Deus. Seu poder começa a ser demonstrado em grande medida em nossas vidas e na vida daqueles por quem intercedemos. Esses recursos são: O uso da Palavra e a dependência do Espírito Santo na oração.


> Orando a Palavra:  Orar a palavra é tomar a promessa de Deus e leva-la de volta a Ele através da oração no espírito de Isaías 62.6,7. Quem ora a Palavra já começa com a resposta. A vontade de Deus é a sua palavra e toda oração de acordo com a sua vontade , Ele ouve. A palavra elevada a Deus em oração não voltará vazia (Is 55. 10,11).
> Orando no Espírito: (I Co 14.14; Ef 6.18; Jd 20). Em áreas conhecidas pela mente, podemos aplicar a palavra escrita, orando de acordo com nosso entendimento. Mas, quando chegamos ao limite da mente, o Espírito Santo vem em nosso auxílio (Rm 8.26,27). Podemos orar no espírito, pelo Espírito de Deus, e isso, para além de um recurso tremendo, pois oramos em linha com a oração do Pai, é uma arma poderosa contra as forças das trevas.


Armas de combate na Oração
A oração tem terríveis inimigos no reino das trevas, mas Deus nos deu os recursos inesgotáveis da Sua graça para nos conduzir em triunfo. Daniel  10. 12-21 revela o conflito espiritual para impedir a resposta às suas orações. Efésios 6. 10-18 deixa claro que a oração tem seu lado de batalha, mas II Coríntios 10.4,5 revela-nos que temos armas da parte de Deus para vencer essa batalha. Jesus nos deu autoridade de ligar e desligar (Mt 18.18). Podemos lançar mão dessa autoridade e declarar guerra às forças de Satanás. enfrentado-as:


> Na autoria do nome de Jesus, a Quem tudo está sujeito (Lc 19.10 e Mc 16.17)


> Com a arma de combate, que é a Palavra de Deus (Ef 6.17)


> Sob a cobertura do Sangue de Cristo e no poder do Espírito Santo (Ap 12.11 e Lc 4.14). O inimigo será vencido por um poder maior (Mt 12.29), pois "Maior é aquele que está em nós".. (I Jo 4.4)


Enfrentando o inimigo falando diretamente a ele, exercendo nossa fé na obra do calvário. " Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (Tg 4.7)




Mis ª Mylle Carneiro
*Shalom*




Um comentário:

  1. Paz Mylle! Muito importante o ensino sobre a oração...muitas são ineficazes por serem estranhas aos princípios bíblicos.
    Deus abençoe querida!
    parabéns por representar tão bem as mulheres que amam a teologia.
    Abraços,
    Laudiceia Mendes

    ResponderExcluir