terça-feira, 14 de julho de 2009

O Falar em Línguas


É muito interessante quando paramos para observar aqueles que se dizem os 'Espirituais' e os 'Usados por Deus'.
Nestes últimos tempos tenho percebido que muitas pessoas tem aproveitado o dom que o Senhor nos outorgou para dizer que 'são cheios': As Línguas Estranhas
Ou tem virado brincadeira, ou o negócio está realmente sério!
Me preocupo em ver tanta imaturidade das pessoas que dizem ser tão íntimas de Deus e ao mesmo tempo serem tão carnais ao ponto de quererem edificar a igreja com as 'suas' línguas.
Na bíblia encontramos uma história interessante pra associarmos o falar em línguas com uma edificação.
Vamos lá para a Antiga Aliança no livro de Gênesis verso 11 do 1 ao 9 (Gn 11.1-9).
E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5¶ Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9
Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terre dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.

É lindo o que vemos aqui, o Grande agir do Senhor a um povo soberdo e corrompido pela iniquidade.
Mas vamos levar isso tudo ao espiritual do Senhor:
A intenção daquele povo era erguer uma grande torre, para que assim eles não se disperssassem. Muitos pastores hoje querem colocar cultos em que as pessoas venham conhecer Deus através das revelações e profecias ou até mesmo das línguas estranhas. Os novos convertidos principalmente sentem-se atraídos por estas coisas por serem diferentes, são coisas novas que no mundo eles não encontram; muitos pastores querem prender suas ovelhas em dons para não perde-las, será que isso está certo? Muitos hoje dentro da casa do Senhor disfarçam-se de 'O espiritual' somente pra não perder o cargo que a ele foi oferecido. Sabe o que eu quero dizer? Muitos tem se preendido à torres! Torre de soberba, de escândalos, de ganâncias, de poder.
Mas o Senhor procura aqueles que estão prontos para andarem unidos, unidos com o que o Senhor lhes deu, unidos na vontade do Eterno, aguardando a vontade do Senhor e nunca querer passar na frente de sua vontade.
Olha o que o apóstolo Paulo nos diz:
I Co 14.5: E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
Será que temos edificado a nossos irmãos com nossos dons? Se falamos em línguas dentro da igreja, falamos para que ela venha ser edificada, revovada. E não para que ela venha estar escandalizada.
I Co 14.2,4: Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios./ O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
Saibamos dividir o que a nós foi concedido; no livro de coríntios capítulo 12 nos mostra a definição dos dons e no capítulo 14 nos mostra como educa-los. Tudo seja feito com ordem e decência, pra que não venhamos causar escândalos. Será que se entrar um estrangeiro ( que ainda não é um de nós), entenderia o que acontece se enxergasse e ouvisse somente línguas estranhas?
A sabedoria e os dicernimento de espíritos também é um dom, por que não buscamos antes das línguas estranhas a sabedoria com o dicernimento, só assim ninguém poderá nos enganar.


Deus vos abençoe
Misª Myllena Carneiro

3 comentários:

  1. Entendi o que quis dizer e gostei, mas acho que o texto pode parecer meio confuso dependendo da pessoa que o ler.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM ESSE ESTUDO SOBRE O FALAR EM LÍNGUAS..É UM AMPLO ENTENDIMENTO POIS O MUNDO ESPIRITUAL É MUITO ESTREITO...RS.ISSO AI.

    ResponderExcluir