segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Liberalidade

Hoje o assunto é bastante polêmico para alguns, mas, esclarecedor para outros. 
A liberalidade tem acompanhado os cristãos 'reformados' de maneira absurda; tirei um tempinho para esclarecer  alguns assuntos e jogar na lata do lixo todo excesso vão. 
Primeiramente mostrar que sua cervejinha na porta dos bares foi desmascarada! E aquele motel nas quartas-feira também! Cuide-se, a Liberalidade mostrará quem tu és!
Mas afinal, o que é a Liberalidade? Essa palavra vem do Latim > Iberalitas< que significa doação liberal ou abertura de idéias, coisa que está muito difícil, mas tentaremos.
Essa palavra é usada basicamente no Novo testamento, no livro de I Coríntios em seu capítulo 16.3 e II Coríntios 8.2. Se acompanharmos essa palavra em II Co 8.2, entenderemos que:
Os macedônios, embora pobres e perseguidos, alegravam-se com a oportunidade de fazer o bem para seus irmãos mais empobrecidos na Judéia. A palavra generosidade na parte 'b' do verso, no grego (haplotes), significa 4 tipos de liberalidade: Simplicidade, Sinceridade, Generosidade e Beneficência.
A liberalidade exerce sua função não impedindo de nos aprofundarmos no conhecimento de Cristo, muito menos na nossa Salvação. 
Está agrupada nestas 4 qualidades, ou você é um liberal santo, ou é um burro mesmo, perdendo tempo nas suas aprendizagens chulas ou nas aprendizagens chulas do seu líder. Seja Bereiano, procure saber se o que tu ouves é realmente verdadeiro. Vai pra bíblia!
Não adianta dizermos que Deus nos concedeu a liberalidade se ela não está acompanhada com as nossas características. A liberalidade cristã precisa ser simples, sincera, generosa e beneficente.
A simplicidade é o segredo para ser verdadeiro, assim como a sinceridade é o segredo para ser generoso, honrar com a palavra de Cristo usando a beneficência.
Se você faz parte de um ministério que não se deve usar perfume, sinceramente, não use! Não desobedeça seu líder.. Mas, se dentro da palavra aprendestes outra coisa, pule fora dessa cerca, ou morrerás com a cabeça raspada!
O segredo dessa palavrinha está em II Co 8.5: Este é o segredo de todas as ofertas ou renúncias das coisas materias, ou prazeres carnais. Quando a pessoa dá a si mesmo para o Senhor, se dispõe a fazer todas as outras coisas que o evangelho ensina. Sabe aquele ditado: "Só aprende quando quebra a cara", pois é, não adianta querermos chegar ao topo sem antes morrermos para nós mesmos. 
Seria como um metal que soa, só faz barulho, só anima a platéia, mas está morto. O Segredo de nos doarmos para sermos usados por Deus é ter o prazer de sermos habitação do Espírito Santo. Quando O temos dentro de nós, somos capacitados a fazer o que o evangelho ensina. Mas o que o evangelho ensina? Ensina que todas as vezes que abundarmos na graça de dar, receberemos: Enriquecimento em tudo; Abundância na fé; Palavra, línguas, interpretação de línguas e profecias; Conhecimento; Toda a diligência; Amor; Graça. 
A liberalidade consiste em querer conhecer e prosseguir no conhecimento de Cristo, do Seu evangelho. Sendo Ele rico, se fez pobre para que pela Sua pobreza, enriquecêsseis. Dê o seu melhor, seja esforçado para conquistar o melhor de Deus nesta Terra. Quando abrimos mão do mundo, os céus se abrirá para nós.


Deus vos abençoe!

Myllena Carneiro

10 comentários:

  1. Lendo o assunto sobre a liberalidade, concordo em tese observando no entanto, que talvez a questão não seja em saber o que seja liberalidade ou liberdade, ou ainda, libertinagem.
    As instituições ensinam o povo sobre o que el deve ou não fazer. Impoe regras e leis para sejam obedecidas e se assim não acontece, por essas regras ou leis, condenam seus fiéis chegando mesmo à exclusões de suas instituições, alegando que os tais, por estarem desligados da "igreja", estão "desligados dos céus".

    Um verdadeiro absurdo e patético poder eclesiástico pois o evangelho não estabelece nenhuma regra para a salavação, a não ser a Fé na pessoa de Jesus Cristo, como único libertador do homem.

    Está claro portanto, que a única ação do evangelho na vida dos homens é a libertação do poder do pecado e portanto, a partir dessa libertação, o ser humano para a ter uma vida habitada por Deus, na pessoa do Senhor Jesus, orientado pelo Espirito Santo - vide capítulo 16 de João.

    O homem liberto, tem DEus em sua vida e portanto, se DEus é Amor, logo ele está sob as condições do Amor, ou seja, Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo!

    Isso basta ao ser humano! Ele sóprecisa ter DEus! Se temos DEus em nós, e Paulo testemunhou esse fato em sua vida, já não somos mais nós que vivemos, mas Cristo vive em nós. Preciso eu agora ficar preocupado com o que é certo ou errado?

    Precisamos pensar......mas a ideologia religiosa não deseja, não permite e por isso não ensina a conhecer a Deus. Mas ensina que seus fiéis precisam conhecer "sobre" Deus!

    Ai reside o grande perigo, pois foi exatamente esse fato, que derrubou o homem no éden!

    Deus nos abençoe. Alonso Banheti

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã Millena

    comentários a parte... sua postagem está excelente. gostei muito do que escreveu. E passei a seguir o seu BLOG. Com sua permissão é claro!!

    A Paz do Senhor
    Pr. Gualter Guedes

    ResponderExcluir
  3. Oi, florzinha!
    Ó eu aqui-kkk.
    Esse post seu me fez pensar...e continuar a pensar.
    Querida obrigado por suas ricas participações lá no Blog.
    Beijoooooooooooo.

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida,como eu te entendo...
    Mas queria lhe pedir para postar algo sobre A VOLTA DE JESUS!
    Sei que não há dia nem hora,mas sinto que coisas muito diferentes e terríveis estão acontecendo,sei que não há uma formula mágica,ninguém sabe quem sobe, quem fica, nem se pode a isso cogitar,mas como deve ser a conduta de uma pessoa que nasceu escutando sobre isso?O que eu posso fazer?Rezar?Oração pedir ò vem Senhor jesus,ou silenciar-me.Eu nada temo.mas queria ter a esperança de saber que estes dias se apoximam,porque está insuportável viver neste mundo, eu leio tudo que é revistas e jornais evangélicos e nenhum fala da volta do Senhor!Eu quero aprender.E deve ser um tema difícil.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Thay!
    rsrs
    Não que seja um tema dificil, mas muito rico e explendido!
    Postarei sim.. e espero te ver por aqui mais e mais vezes! Vc andou sumindo.. rsrs
    Beijão! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá Myllena, seu blog é muito edificante! Textos maravilhosos! Fico feliz por sua visita lá no meu, que possamos crescer juntos na cooperação do reino. Que Deus te abençoe muito e te encha sempre de graça.

    Em Cristo,

    Diogo Dantas
    www.diogodantas.com

    ResponderExcluir
  7. Amém Pastor, espero te ver sempre comendo um manázinho por aqui. Fiquei feliz em ver seu comentário, até pensei que não responderia.. rsrs
    Quero também parabenizar você e a equipe de pastores da Lírio dos Vales por este Congresso maravilhoso, fui alguns dias e me edifiquei bastante! Admiro a Adoração plena e verdadeira ao Eterno!
    Que Deus te abençoe ricamente, você e sua família. Que o Espírito te surpreenda sempre com as mais grandiosas bênçãos dos céus!
    Shalom!

    ResponderExcluir
  8. ola pr.diogo gotei muito de assistir os seus video foi muito edificante mim espiritual menete q o senhor Deus contnui te abençõado tremendamente hj e sempre..

    ResponderExcluir
  9. Muita boa a sua maneira de expor o assunto,
    por vezes este tema é duplamente difícil de explicar seguindo os limites que realmente a
    bíblia ensina. Você tirou de letra. Parabéns irmã, Deus o abençoe!!
    Pr Moisés

    ResponderExcluir