quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Babilônia

Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos os turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro. (Dn 5.6) [Ref. Jó 4.12-21]
. Sua face se empalideceu
. Sua mente se agitou
. Seu espírito enfraqueceu
. O corpo todo tremia
. Dava gritos angustiados
. "Sábios Babilônicos"
Belsazar, em acadiano Bel-sarra-usur, era o filho primogénito do Rei Nabonido - o último rei do Império Neo-babilónico. Foi co-regente com seu pai na parte final do seu reinado. Quando Nabonido estava no Líbano convalescendo de uma doença, pouco antes de iniciar uma campanha no ocidente da Arábia, chamou Belsazar e "lhe confiou o reino", ou seja, a co-regência. Desde então Belsazar governou a partir da Babilónia como co-regente, enquanto o Rei Nabonido residia em Tema.
Visto que Belsazar tinha efetivamente o "reinado", o relato do profeta judeu Daniel não errou em chamar "rei" a Belsazar, contrariando o que alguns críticos então pensavam. Segundo o historiador Herodoto, foi Ciro II quem derrotou o Rei Nabonido. Por sua vez, o livro bíblico de Daniel afirma que Belsazar foi o último rei. A dúvida devia-se ao facto de que Nabonido sempre aparecia históricamente como o último Rei de Babilónia antes da conquista de Ciro II. Além disso, quando ficou sabendo do significado da visão naquela mesma noite, Belsazar ofereceu a Daniel como recompensa a posição de 3.º governante do reino. (Daniel 5:29). 

Foi "durante o 3.º ano de Belsazar" como co-regente, que o profeta Daniel foi chamado ao palácio real para decifrar a Escrita Misteriosa. (Daniel 8:1) Com base nisto, a duração do seu governo terá sido de cerca de 3 anos. Na madrugda de 5 de Outubro de539 a.C., a cidade de Babilónia foi ocupada sem batalha pelos exércitos de Ciro II e Belsazar executado na mesma noite. Dario, o Medo, chefe militar de Ciro é nomeado co-regente e reina em Babilónia. (Daniel 9:1).
Mas gostaria de frisar estas frases:
Face Pálida / Mente Agitada / Espírito Enfraquecido / Corpo Trêmulo / Gritos Angustiados
Face: 12 formas na Bíblia:
Ao rosto literal; a superfície da Terra; a presença física; ao buscar a face, no sentido de favor; ocultar a face no sentido de privar-se; pedir que Deus oculte sua face no sentido de privar-se; pedir que Deus oculte sua face, no sentido de ignorar; ao homem escondendo o rosto, no sentido de reverência. humildade; ao cobrir o rosto com gordura, sinal de prosperidade; ao homem cobrir o rosto de outro, sinal de ruína, como se ele já tivesse morto; ao desviar o rosto, sinal de rejeição; ao enrijecer a face, sentido de endurecer-se para não ser misericordioso; ao ter medo de um rosto, no sentido de ter medo da pessoa em si. 
Mente: é o estado da consciência ou subconsciência, relativo ao conjunto de pensamentos. 'Mente' é o termo mais comumente utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano, particularmente aquelas das quais os seres humanos são conscientes, tais como o pensamento, a razão, a memória, a intuição, a inteligênciae a emoção. O termo também descreve a personalidade. O termo costuma ser utilizado para designar capacidades humanas. O termo também é empregado para designar capacidades de seres sobrenaturais, como na expressão "A mente de Deus". 
De acordo com o dualismo, a mente é uma substância distinta do corpo. Entre os defensores do dualismo encontramos os filósofos René Descartes e John Locke. No dualismo, o conceito de mente pode ser aproximado ao conceitos de intelecto, de pensamento, de entendimento, de espírito e de alma do ser humano.
De acordo com o monismo, mente e corpo são uma e a mesma coisa. Há dois tipos de monismo, o monismo que reduz o corpo à mente e o monismo que reduz a mente ao corpo. O monismo que reduz o corpo à mente é conhecido como imaterialismo, e foi defendido por George Berkeley. O monismo que reduz a mente ao corpo é conhecido como materialismo, e foi e continua sendo defendido por diversos filósofos, psicólogos e cientistas cognitivos.
De acordo com o epifenomenalismo, há uma única coisa, o corpo, e a mente é algo que sobrevém ao corpo. O monismo anômalo do filósofo Donald Davidson é considerado um tipo de epifenomenalismo.
Espírito: Achou-se com o filho; batizar com; não pode ser blasfemado; igual em autoridade ao Pai e ao Filho no batismo nas águas; fala por meio dos homens; enche os homens; vem sobre os homens; pode descer na forma corpórea; os homens podem ser cheios do Espírito; ensina; é dado a todos os cristãos; foi enviado; pode ser recebido; deu mandamentos; é prometido; é um dom; pode-se mentir para ele; testifica; pode ser resistido; pode ser concedido mediante a imposição das mãos; dá consolo; dá unção e poder; pode descer sobre os homens; pde ser derramado; envia missionários; toma decisões; acompanha ministros; forma supervisores; dá paz e alegria; santifica; habita em homens; aprova os homens; tem comunhão com os homens; inspirou o evangelho; renova os homens; concede dons; os homens participam dele; torna-se conhecido por meio simbólico; pode mudar os homens; é um com o Pai e o Filho; ajuda na oração. 
Corpo: é o conjunto das várias partes que compõem um animal. Após a sua morte esse corpo é considerado um cadáver.
corpo humano e o dos restantes mamíferos é geralmente dividido em cabeçatronco e membros.
Nos insetos e outros artrópodes, o corpo é normalmente dividido em cabeça, tórax e abdómen.
Os termos equivalentes nas plantas são cormo para as plantas com órgãos diferenciados, ou talo para as restantes.
Gritos: Voz articulada ou inarticulada solta com esforço; clamor; brado.
A Babilônia teve um papel significativo na história da Mesopotâmia, foi provavelmente fundado em 1950a.C. O povo babilônico era muito avançado para a sua época, demonstrando grandes conhecimentos em arquiteturaagriculturaastronomia edireito. Iniciou sua era de império sob o amorita Hamurabi, por volta de 1730 a.C., e manteve-se assim por pouco mais de mil anos. Hamurabi foi o primeiro rei conhecido a codificar leis, utilizando no caso, a escrita cuneiforme, escrevendo suas leis em tábuas de barro cozido, o que preservou muitos destes textos até ao presente. Daí, descobriu-se que a cultura babilônica influenciou em muitos aspectos a cultura moderna, como a divisão do dia em 24 horas, da hora em 60 minutos e daí por diante.
De entre os seus soberanos, o mais famoso foi Hamurabi (1792 a 1750 a.C.). O mais antigo e completo código de leis que a história registra foi de realização sua. Hamurabi também nomeou governadores, unificou a língua, a religião e fundiu todos os mitos populares em um único livro: a Epopéia de Marduk - que era lido em todas as festas de seu reino. Também cercou sua capital, fortificando-a. Ele criou o Código de Hamurabi, cujas leis, em resumo, seguem um mesmo príncipio: Dente por dente, olho por olho. Veja algumas leis:


  • 218-Se um médico fizer uma larga incisão com uma faca de operações e matar o paciente, suas mãos deverão ser cortadas;
  • 219-Se um médico fizer uma larga incisão no escravo de um homem livre, e matá-lo, ele deverá substituir o escravo por outro;
  • 221-Se um médico fizer curar um osso quebrado melável do corpo humano, o paciente deverá pagar ao médico cinco shekels;
  • 229-Se um construtor construir uma casa para outrem, e não fizer a casa bem feita, e se a casa cair e matar seu dono, então o construtor será condenado à morte;
  • 230-Se morrer o filho do dono da casa, o filho do construtor deverá ser condenado à morte;
A expansão do Império se iniciou por volta de 1800 a.C., logo, o rei Hamurabi unificou toda a região que ia da Assíria (no norte), àCaldéia (no sul). A partir dessa unificação, surgiu o Primeiro Império Babilônico.
Sua queda Teve início com o declínio do império de Sargão I. Era a capital dos amoritas (semitas, vindos do deserto da Arábia), que até então, era uma pequena cidade do Eufrates. Graças ao enfraquecimento dos Acadianos e posteriormente dos Sumérios, a Babilônia cresceu e evoluiu, tornando-se então, um império e um cobiçado centro comercial.
O poder cai nas mãos dos cruéis assírios, que formavam um poderoso império que se iniciou em 1200 a.C., até 612 a.C. quando Nabopolasar (da Babilônia), aliado aos Medos (povo que vivia no planalto iraniano), atacou Nínive, capital do Império Assírio, retomando o poder para a Babilônia, e se iniciando assim o Segundo Império Babilônico (ou Caldeu), que se tornou a mais notável cidade do Oriente.
Os arameus, assírios e os caldeus lutaram durante séculos pelo controle da Babilônia. O Rei assírio Assurbanípal venceu a luta em 648 a.C., e foi sucedido por Nabucodonosor II.
O interessante é que a Babilônia quando afligida era empalidecida, tornava-se transparente; agitava-se mudando a percepção da mente; se já era enfraquecida tornava-se ainda mais por não terem um espírito excelente; o corpo babilônico estremecia por falta de segurança que ouviam-se gritos do seu interior por enxergarem na sua angústia a Morte!
Será que temos aparência babilônica?

"Cá nesta Babilónia


Cá nesta Babilónia, donde mana 
Matéria a quanto mal o mundo cria; 
Cá, onde o puro Amor não tem valia, 
Que a Mãe, que manda mais, tudo profana; 
Cá, onde o mal se afina, o bem se dana, 
E pode mais que a honra a tirania; 
Cá, onde a errada e cega Monarquia 
Cuida que um nome vão a Deus engana; 

Cá, neste labirinto, onde a Nobreza, 
O Valor e o Saber pedindo vão 
Às portas da Cobiça e da Vileza; 

Cá, neste escuro caos de confusão, 
Cumprindo o curso estou da natureza. 
Vê se me esquecerei de ti, Sião! 

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos""


Babilônia significa 'porta - de - Deus' que tornou-se então significado de 'confusão'. Babilônia é mais do que uma cidade, uma nação, representa um sistema mundial. Não faça parte dessa grande prostituta, antes, limpe-se, purifique-se pela Palavra de Deus!
Myllena Carneiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário