quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O andar


O livro de Efésios não apenas nos revela a Economia de Deus, o Seu plano eterno. Deus deu espírito de sabedoria e revelação para Paulo nos mostrar 5 tipos de andar: andar na Graça (Ef 4:1-3, Ef 2:1,5b-7), andar na Verdade (Ef 4:15,17), andar no Amor (Ef 5:2), andar na Luz (Ef 5:8) e andar no Espírito (Ef 5:18).



1. Andar na Graça: é receber algo de Cristo, que será capaz de nos levar a "fazer" o que Ele quer que seja feito. Andar na Graça, de maneira prática, é receber a Sua suficiência para servirmos a Ele (2Co 3:5,6; cfe. Jo 1:14,17);


2. Andar na Verdade: é ter comunhão com o Senhor através da leitura da Bíblia, é receber suprimento da Sua palavra. Dizer que cremos no Senhor, que amamos o Senhor, mas sem conhecê-Lo através da Bíblia, é além de "vaidade", mentira. Portanto, andar na verdade, de maneira prática, é ler a Bíblia (Jo 17:17);


3. Andar no Amor: é, sem dúvida, amar os irmãos. Amar a Deus que não vemos, é amar os irmãos que vemos. Quando o Senhor Jesus, em ressurreição, procurou por Pedro no mar de Tiberíades, disse a Pedro: "Tu me amas? Então apascenta..." Amar o Senhor é apascentar os santos. Logo, andar no amor é amar os irmãos de maneira prática - visitando, telefonando, se preocupando... (1 Jo 4:20);


4. Andar na Luz: é ter comunhão com os irmãos e com Deus. Quando estamos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Tal comunhão nos ajuda a ter a realidade do Corpo, a sensação de que não estamos sozinhos, de que somos um. Ter comunhão é diferente de "comunicar" uma série de coisas que já decidimos fazer, mas é levar à consideração do Corpo se devemos ou não fazer. Andar na luz, portanto, é, em outras palavras, ter comunhão uns com os outros.(1Jo 1:6)


5. Andar no Espírito: é praticar as cinco ferramentas que nos ajudam a estar no espírito mesclado. Embora o apóstolo Paulo tenha mencionado um deles em Ef 5:19, é bom considerarmos que: invocar, orar-ler, falar-cantar, profetizar e ruminar, são as ferramentas práticas para permanecermos no espírito. Logo, andar no espírito é exercitarmos o espírito, invocando o nome do Senhor, orando-lendo a palavra, falando-cantando os hinos, profetizando e ruminando. (Jo 7:38).


O Espírito é maravilhoso, pois nos deu tal revelação objetiva, praticável e que é capaz de produzir uma reação positiva em nós. Ao desfrutar disto, todos nós sentimos a necessidade de andar... andar... andar... andar... e andar... praticando a graça, o amor, a verdade, a luz e o espírito (Mt 7:24).

M.C

2 comentários:

  1. Lindo template!!!!
    E edificante artigo!
    É assim que procuro andar na presença do meu Senhor...certamente são estes os passos de um servo aprovado!
    Abraços, e não suma do meu pequeno blog...rs
    Laudicéia Mendes

    ResponderExcluir
  2. O dificil hoje estar sendo andar com os irmãos! Os dias estão nos mostrando , que a convivência fica cada vez mais estreita , para que andemos juntos. Há em nosso meio uma competitividade entre nós que nos avassala de uma forma terrivel, e sabe qual é o pior o mundo está sabendo disso. Não quero aqui com esse comentário dizer q devemos nos unir com os falsos ou os que se parecem cristão ( ecumenismo), na verdade digo, que n´so como soldados de Cristo , estamos matando com fofoca, mexericos e coisas semelhantes o nosso proximos. O diabo sabe dividir, para isso ele trabalha. Meus irmãos nosso união com Cristo deve ser evidenciada , na nossa comunhão com os irmãos. Andemos no Espirito, andemos na verdade, andemos na luz, andemos no amor, ANDEMOS COM OS IRMÃOS. bOA POSTAGEM mILLENA VC É BENÇÃO!!! Estou aqui no meu primeiro comentário, e foi vc quem me levou a isso. Valeu benção.

    ResponderExcluir