sábado, 1 de agosto de 2009

Jabez, o ilustre


Jabez = Com dores o dei à luz
Um bom significado pra o nome de um recém nascido heim?

A bíblia, lá em I Crônicas 4 destaca claramente ao comentar sobre a geneologia dos descendentes de Judá o nome de um homem, Jabez.
E com certeza nos desperta uma certa curiosidade: 'mas quem foi este?'; 'pq em meio a tantos ele foi o único a se destacar e ser conhecido?';
Logo de cara no verso 4 a palavra do Senhor nos diz: "Foi Jabez mais ilustre que seus irmãos..". Em nosso dicionário, a palavra ilustre significa: Célebre,notável. Famoso. Preclaro. Insigne. Nobre. Distinto. Termo de cortesia para exprimir consideração.
Se observarmos o autor, realmente quer destacar o nome de Jabez somente pra esclarecer, ou deixar notável três palavras que estão ocultas no próximo verso: Humilhação, obediência e exaltação.
O próximo verso diz: "Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido."

Porque Jabez invocou - Humilhação
Se me abençoares... e Deus lhe concedeu - Obediência
E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido - Exaltação
A história de Jabez tem chamado a minha atenção ultimamente pq me alertou pra uma coisa que sinceramente eu estava em falta.
Em somente dois versos podemos perceber e aprender tanta coisa! Fico feliz e a cada dia essa alegria vem aumentando quando vejo o tamanho do poder espiritual que a Bíblia Sagrada nos traz. Realmente eu estava em falta por deixar de confiar e esperar no Senhor e as vezes desobedece-lo ao ponto de querer fazer as coisas do meu modo e esquecer dos planos que Deus tem pra mim.
Jabez é um exemplo muito claro de espera, pois podemos perceber que ele já era um jovem amadurecido ao fazer essa oração ao Deus de Israel, ele já tinha um entendimento ampliado, sabia que se clamasse realmente com um coração contrito receberia de Deus sua petição.
O pedido de Jabez resume-se a um, a exaltação. Com toda certeza ele era afligido e humilhado por ter esse nome e provavelmente tinha medo de receber 'maldições' ou ser 'castigado' por ter um nome tão obscuro, olha só o que ele diz: "e fizeres que do mal não seja afligido!"; em outra traduções está: "e se me livrares das dores".
Observe que ele tinha medo de que esse 'seu nome' fosse uma ordem contrária para a vida dele. Por isso ele orou ao Deus de Israel, ele queria mudança, estava cansada de ser humilhado e de ser o único que possuía um significado de vida tão medíucre.
Muitas vezes na trajetória da nossa vida o diabo tenta colocar 'nomes' para as nossas situações, ou até mesmo para a nossa vida, por exemplo: "Êta menina! Se você continuar assim vai acabar virando uma PROSTITUTA!"; "Nossa meu filho, você parece que NUNCA VAI CONSEGUIR NADA NA VIDA!"; "Eu como seu pastor digo que vc NUNCA SOUBE E NEM VAI SABER PREGAR COMO CONVÉM".
São coisas mínimas que traz derrota para a vida de crentes, irmãos, a palavra de tem poder! Tanto para abençoar como para amaldiçoar, Vigiemos pois.
Mas se isso está ocorrendo ou está querendo ocorrer até mesmo sua mente, seu coração coloca pensamentos de desânimo e derrota pra vc, abuse da oração! Jabez só recebeu o nome de Ilustre quando ele resolveu se humilhar. Se vc quer receber algo de Deus, possa ser o que for, humilhai-vos pois debaixo da Sua mão.
Concerta seu sorriso em choro e a vossa alegria em tristeza, humilhai-vos, humilhai-vos, himilhai-vos na presença de Deus e no Seu tempo Ele vos exaltará!
Isso é promessa pra você meu querido. Chega de andar por aí comendo migalhas, a mulher cananéia insistiu! Ela se humilhou e recebeu o que desejava, em toda a bíblia vemos isso.
É necessário que Ele cresça e você diminua. Para crescer, você precisa descer. não sei se você já observou mas quando nos abaixamos com um pedo nas costas, temos maior dificuldade para levartarmos. Será que Deus vai te exaltar com você cheio de bagagens velhas? Obras carnais, pecados e negligências nas costas? Será que não já pe tempo de se arrepender e deixar para alcançar a misericórdia?
Jesus está voltando, não precisamos mais brincarmos, não estamos mais em leite, mas nos fortalecendo com comida forte para alcançarmos a perfeição em Cristo.
Quer exaltação de Deus nesta terra? Faça como Jabez, deixe a maldição de lado, entregue-se a Cristo e seja Ilustre!

Deus abençoe você, sua casa e Toda a sua familia.
Seja sempre feliz com Jesus!
A Paz!

Missionária Myllena Carneiro




3 comentários:

  1. Querida missionaria, realmente, sinto-me alimentada ao ler seu Blog... porção abençoada de mana!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essa parte da sagrada escritura que revela segredos de um clamor que é atendido...a oraçao é a chave da vitória...um quebantado coração..move o coração de Deus JABEZ foi um vencedor..Deus se agradou da oração de JABEZ...que nos possamos seguir esse maravilho exemplo...segui sempre ate ser irrepreensíveis aos olhos do senhorrr...

    ResponderExcluir
  3. Que Deus continue usando sua vida para nos abençoar com estas mensagens tão edificantes...

    Sucesso...

    ResponderExcluir