quarta-feira, 1 de julho de 2009

Onésimo, o fugitivo útil


Escravo do trabalho; fardo pesado; julgo escarnecedor.

Onésimo era um fugitivo da sua terra, onde lá era liderado por um senhor e era escravizado obedecendo às suas ordens.
Escravos eram tidos como excluídos, humilhados, miseráveis; estavam debaixo do racismo e do preconceito, onde somente os seus senhores podiam dar ordens e automaticamente eles, os escravos, tinham que recebe-las e fazer cumpri-las, se não fizessem eram severamente castigados.
Paulo relata essa história na carta à Igreja de Filemom, onde Filemom era pastor e senhor de escravos.
No verso 11 deste livro, Onésimo era tido como inútil pra aquela igreja, ou naquela localidade - percebe-se que pelo fato dele não ter uma boa base ou doutrina para ajudar na obra, só atrapalhava; tanto que mandaram ele até Paulo, para que assim fosse instruído e doutrinado.Paulo o amou tanta que até mesmo as "dívidas" que Onésimo deixou poderiam ser colocadas no seu nome; ou seja, Paulo encobriu os erros de 'seu filho' na fé. Agora este inútil para muitos estava de volta à sua congregação muito útil. Com certeza todos agora poderam perceber a diferença do escravo transformado em Senhor.
Antes, humilhado tanto pelo mundo como por sua congregação; agora, amado por muitos e odiado pelo inferno!
A palavra do Senhor cumpre-se quando diz que tira do munturo o necessitado e os coloca no meio de príncipes. Este que era escravo do mundo, agora está restaurado, seguindo ao encontro do Rei. Antes, possuía uma vida negra de pecados, hoje estava transformado e com a vida branquinha santificada.
Se o apóstolo Paulo nos ensina a ser seus imitadores, por que não levamos a libertação a estes escravos do diabo, a estes Onésimos? Se observarmos o contexto percebemos que Onésimo foi buscar refúgio na igreja, foi buscar sua libertação e conseguiu mais humilhação; foi expulso por seus líderes pois não podiam doutrina-lo. Quantos pastores hoje tem perdidos suas evelhas para este mundo? E onde estão os Paulos para libertar estas vidas pelo poder do evangelho?
Para isto fomos chamados: "Ide e pregai", tenho certeza que Onésimo serviu de exemplo para muitas vidas, saiu da escravidão e teve muita disposição para fazer a vontade de um só Senhor! O Senhor dos senhores! Jesus Cristo! O único capaz de quebrar qualquer corrente e tornar um escravo livre eternamente.
Onésimo deixou de receber ordens para dar; passou de escravo para Senhor, como já havia dito. Agora ele estava por cabeça e pôde exigir a enfermidade que saísse no nome de Jesus, pôde exigir que correntes fossem soltar, algemas fossem quebradas, que mortos pudessem ressuscitar e todo senhorio satânico ou qualquer reinado diabólico pudesse bater em retirada.
Filemom como pastor não tinha autoridade para doutrinar suas ovelhas, tinha autoridade em seu reino carnal para escravizar vidas mas não no reino espiritual para liberdade de espírito.
Que venhamos ser diferentes, receber Jesus como Salvador e expulsar toda escravidão da nossa vida e nos tornamos verdadeiros pastores com amor e determinação para amar e cuidar das almas para o reino de Deus!


Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.Isaías 55:10,11


Misª Mylena Carneiro
Deus abençoe a Todos



6 comentários:

  1. A PAz do Senhor amada, para complementar seu texto que está magnifico, Onésimo, significa útil. Assim Paulo utilizando-se de um jogo de palavras para reivindicar que aquele que uma vez foi escravo útil, Onésimo tinha provado ser inútil ao deixar seu senhor, Filemon,. Agora, mais uma vez ele poderia ser visto como útil, ministrando a Paulo em lugar de Filemon. vs 10-11

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia, claramente, nos instrui a sempre obedecer ao Senhor (Dt 4.30; At 5.29)

    ResponderExcluir
  3. desconto, entretanto, no fato de a autora dizer que Filemon nao tinha autoridade em sua congregação e que filemon deixou de ser escravo; não ha nenhum indício no texto ou na história de que paulo era contra ao sistema escavista até porque era um sistema comum a ele, pelo contrario, ele diz em recomendações que os servos deveriam ser submissos ao seus senhores.

    e nao consigo encontrar no texto qualquer possibilidade de a igreja ter mandado onesimo para paulo: primeiro poque onesimo nao era parte da congregaação e sim parte dos servos da familia de filemon; segundo porque nao há nada no texto que indique a exclusão de onesimo da congregação visto que ele nao comungava da mesma. entao há grandes discrepancias no texto presente e acho que se faz necessária uma correção exegética para depois aplicarem hermeneuticamente a passagem biblica. aberto a debates teologizando_didak@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. concordo plenamente com o antonio, haja vista, que o escravo era fugitivo, sendo que Deus tinha um plano na vida daquele escvravo, e por isso ele passou a ser liberto através do amor de jesus em paulo. após isto onesimo util retornou e hj nós vemos um exemplo de que Deus faz novas todas as coisas. OUO SEJA NAO IMPORTAO O QUE ACONTECEU ONTEM, SE HJ HOUVER ARREPENDIMENTO DEUS É FIEL PARA TRANSFORMAR,AGIR,FAZER E MUDAR TUA HISTORIA.

    ResponderExcluir
  5. concordo com Sergio, o obedecer é melhor do que o sacrifício, porque sacrifício só tem valor se for em obediência, Pb. Valdir.

    ResponderExcluir