segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Liberalidade

Hoje o assunto é bastante polêmico para alguns, mas, esclarecedor para outros. 
A liberalidade tem acompanhado os cristãos 'reformados' de maneira absurda; tirei um tempinho para esclarecer  alguns assuntos e jogar na lata do lixo todo excesso vão. 
Primeiramente mostrar que sua cervejinha na porta dos bares foi desmascarada! E aquele motel nas quartas-feira também! Cuide-se, a Liberalidade mostrará quem tu és!
Mas afinal, o que é a Liberalidade? Essa palavra vem do Latim > Iberalitas< que significa doação liberal ou abertura de idéias, coisa que está muito difícil, mas tentaremos.
Essa palavra é usada basicamente no Novo testamento, no livro de I Coríntios em seu capítulo 16.3 e II Coríntios 8.2. Se acompanharmos essa palavra em II Co 8.2, entenderemos que:
Os macedônios, embora pobres e perseguidos, alegravam-se com a oportunidade de fazer o bem para seus irmãos mais empobrecidos na Judéia. A palavra generosidade na parte 'b' do verso, no grego (haplotes), significa 4 tipos de liberalidade: Simplicidade, Sinceridade, Generosidade e Beneficência.
A liberalidade exerce sua função não impedindo de nos aprofundarmos no conhecimento de Cristo, muito menos na nossa Salvação. 
Está agrupada nestas 4 qualidades, ou você é um liberal santo, ou é um burro mesmo, perdendo tempo nas suas aprendizagens chulas ou nas aprendizagens chulas do seu líder. Seja Bereiano, procure saber se o que tu ouves é realmente verdadeiro. Vai pra bíblia!
Não adianta dizermos que Deus nos concedeu a liberalidade se ela não está acompanhada com as nossas características. A liberalidade cristã precisa ser simples, sincera, generosa e beneficente.
A simplicidade é o segredo para ser verdadeiro, assim como a sinceridade é o segredo para ser generoso, honrar com a palavra de Cristo usando a beneficência.
Se você faz parte de um ministério que não se deve usar perfume, sinceramente, não use! Não desobedeça seu líder.. Mas, se dentro da palavra aprendestes outra coisa, pule fora dessa cerca, ou morrerás com a cabeça raspada!
O segredo dessa palavrinha está em II Co 8.5: Este é o segredo de todas as ofertas ou renúncias das coisas materias, ou prazeres carnais. Quando a pessoa dá a si mesmo para o Senhor, se dispõe a fazer todas as outras coisas que o evangelho ensina. Sabe aquele ditado: "Só aprende quando quebra a cara", pois é, não adianta querermos chegar ao topo sem antes morrermos para nós mesmos. 
Seria como um metal que soa, só faz barulho, só anima a platéia, mas está morto. O Segredo de nos doarmos para sermos usados por Deus é ter o prazer de sermos habitação do Espírito Santo. Quando O temos dentro de nós, somos capacitados a fazer o que o evangelho ensina. Mas o que o evangelho ensina? Ensina que todas as vezes que abundarmos na graça de dar, receberemos: Enriquecimento em tudo; Abundância na fé; Palavra, línguas, interpretação de línguas e profecias; Conhecimento; Toda a diligência; Amor; Graça. 
A liberalidade consiste em querer conhecer e prosseguir no conhecimento de Cristo, do Seu evangelho. Sendo Ele rico, se fez pobre para que pela Sua pobreza, enriquecêsseis. Dê o seu melhor, seja esforçado para conquistar o melhor de Deus nesta Terra. Quando abrimos mão do mundo, os céus se abrirá para nós.


Deus vos abençoe!

Myllena Carneiro