sábado, 23 de maio de 2009

A Esterilidade da Igreja de Cristo


Texto baseado em Lucas 13. 6-9)

A igreja de Cristo tem estado em decadência espiritual por não querer possuir filhos. Tem tornado-se estéril, e isso com certeza é muito preocupante. Se filhos são herança do Senhor como não querer gozar de algo tão gostoso e benéfico?

Na figueira estéril Deus mostra que um certo homem possuía uma vinha, e no meio dessa plantação de uvas existia uma figueira que ocupava este espaço em suas terras, mas de nada servia. Para esta figueira o vinhateiro tinha um cuidado especial, sempre colocando ela sempre em frente de qualquer outra plantação, (regando, adubando, poldando, etc) para como recompensa colher bons frutos. Assim é o Senhor - sempre se esforça para nos purificar e nos torna boas árvores mas muitas vezes não nos preocupamos. Existem muitas pessoas que tem se escondido dentre folhas verdejantes (como Adão e Eva), mostrando ter uma boa aparência, tendo mostrar o que realmente não é, ou melhor,nunca foi!
Se a figueira tivesse frutos, com certeza seria bem vista, faria a diferença dentre as vinhas e chamaria bastante atenção ao seu redor. Traria pessoas para cobiça-los, mas, sem frutos nenhum benefício poderá trazer.
O dono das terras onde estava plantada a figueira conhecia muito bem sua árvore, pois a 3 anos buscava fruto e não encontrava. Estamos vivendo tempo de promessa e necessitamos que estas promessas vinda de Deus sejam vistas através de nós por todas as pessoas. Curas, milagres, prodígios estão escassos! Tamanha esterilidade; A igreja de Cristo está sem frutos. Arranque-a e jogue-a fora? Não! Ainda há esperança... Mais como?
O dono da figueira procurando frutos a 3 anos, andava cansado, triste e com certeza bastante nervoso. Não via necessidade alguma em ter aquela tão grande árvore ocupando espaço na sua vinha. Há quanto tempo o Senhor Jesus tem te procurado? Quantas vezes Ele tem te chamado e você ainda insiste em permanecer sem frutos? (Rm 6.25).
O homem dependente de Deus possui uma boa virtude o arrependimento. Nele conseguimos ver erros, fraquezas e alcançamos sempre o perdão. O vinhateiro percebeu a afliçao do seu senhor mais rogou-lhe com amor no coração que concedesse a figueira mais uma oportunidade. (Joel 2. 12-17).
A intercessão também é uma chave importante neste verso - o vinhateiro intercedeu ao seu senhor por aquela árvore, pela vida, pelos frutos. Daniel no seu capítulo 9 dos versus 4 ao 6, também nos mostra o poder da intercessão, quando Daniel confessa seus pecados junto com o do povo de Israelita, lembrando a Deus que tenha misericórdia e que lembre-se do Seu amor por Seu povo. O vinhateiro se esforço bastante para cuidar da figueira, não via resultados mais não desistia, era persistente, através da intercessão completou vida a árvore, aniquilando a morte que estava preparada. (Sl 40.4). Deus quebra toda cadeia contra sua vida, mas precisamos confiar e acreditar que os frutos virão (Nm 23.19).
O dono da vinha onde estava plantada a figueira acreditou nas palavras do seu servo, dando mais uma oportunidade (Sl 103.13; Hb 2.13; I Jo 5.14).
Deus busca homens e mulheres que sirvam a Ele e O agrade. Mateus 3.10 vemos que se não dermos frutos lançado seremos no fogo. Em Mateus 21.19, o Senhor Jesus busca frutos na figueira, não achando a amaldiçoa.
Em Mateus 12.24 Deus nos mostra que através do fruto conhecemos árvore.
O que temos feito para Deus? Que recompensa teremos no juízo de Deus se estamos com esterilidade? Se temos condições de dar bons frutos por que não nos esforçamos para isso? (Rm 13.11).
O tempo esta findando-se, o que temos preparado para o Senhor?
Não sejamos como os hipócritas fariseus, mais sendo sinceros façamos uma análise da nossa intimidade espiritual. Como está a sua árvore? E o seu coração? (Mt 25.30).
Renove sua aliança com Cristo hoje mesmo! Diga:
- Senhor, tenho sido como filho pródigo *(Lc 15.11)*, mas quero voltar a Ti, voltar a dar bons frutos e permanecer na sua vinha com compromisso e seriedade; pois tenho pouco tempo e o Teu tempo está proximo!

Mas os frutos do Espírito são:
Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança
Contra estas coisas não há lei!

Porém os frutos da carne são:
Adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Inspirador: Jesus Cristo
Canal: Meu esposo, Pastor Jefferson Costa e Eu, Missionária Myllena Carneiro

domingo, 17 de maio de 2009

O pecado de Davi


II Samuel 11 . 2-4
2E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
4Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.
(...)
16Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
___________________________________________

Muitas pessoas costumam perguntar pq o Rei Davi teve tal coragem de pecar contra o 'Deus Amado' e de escarnecer o Seu nome.
Davi como um homem qualquer, como um de nós, não foi dieferente. Sofria as mesmas paixões e tristezas.
Mas podemos explicar este 'Pecado de Davi' em 5 tópicos:

1º : Davi como um Rei que possuía tudo (e todos), vivia dormindo e despreocupado. (verso 2)
Com certeza se Davi fosse um
Daniel estaria no horário da tarde orando; e se fosse um José no horário da tarde, estaria trabalhando. Davi levantou - se de sua cama e resolveu passear, e, dominado por sua carne, observou de seu terraço real um mulher muito formosa.
Esse 'passeando' do Rei Davi nos traz grande significado de como por exemplo um Cristão que vive sem compromisso com Deus, ou seja, vive à toa, jogado de um lado para o outro por Satanás, sendo domiado por suas paixões e concupicências; sendo dominado por sua vida carnal.
Davi estava tão 'bem de vida' que nele nao havia preocupação, diferente de nós hoje que com muito trabalho e esforço adqüirimos nossos objetivos, Davi não precisava disso. Por isso é de muita importância um Cristão viver espiritualmente bem. Um Cristão que vive bem espiritualmente não vive de passeios, vive de compromisso.
O diabo quando chegou até Deus para pedir a alma de Jó, ele vinha de passear por terras. (
Jó 1.7:

Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.)

E podemos observar que quem passeia de mais acaba ficando rotineiro à isso. Sempre que estar saindo e conhecendo coisas novas. Não foi diferente com Davi - Conheceu realmente uma coisa nova! O PECADO!

2º: O crente que torna-se curioso demais para as coisas deste mundo acaba caindo nelas. (verso 3)
Davi ao observar aquela mulher interessou-se e logo correu atrás de informações. Mas tem uma pergunta que me chama bastante atenção. Porque Bate-Seba estava lavando -se tão à mostra a ponto de Davi ver sua 'formosura' e deseja-la?
Isto é muito interessante quando levamos para o espiritual e entendemos as art'manhas de Satanás para tentar nos destruir. No caso de Davi ele foi usado para destruir um casamento e a vida de um homem muito corajoso. Mas conosco o Diabo tenta sempre nos despir para que quando ele venha nos dar o 'bote' estejemos despreparados, nús. Sem contar que Bate-Seba acabou ficando envergonhada, pois Davi para tentar matar sua curiosidade em saber quem era a mulher precisou chamar outra pessoa para que pudesse satisfaze-lo em sua necessidade em conhece-la.
Muitas vezes somos envergonhados porque esquecemos que como filhos de Deus precisamos andar prudentementes. Jesus em tudo foi tentado, mas em nada pecou (Hb 4.15). Será que podemos pelo menos tentar nos parecer com Ele? (Ef 5.1)
Se dermos lugar com certeza o diabo nos envergonhará, se guardarmos a palavra do Senhor em nosso Coração, não pecaremos - Pois o Espírito Santo nos fará lembrar de todas as coisas que o Pai nos tem ensinado. (Jo 14.26)

3º Quando estamos santificados é onde somos mais tentados. (verso 3)
Davi pensou muito bem antes de chamar Bate-seba para ir até o Palácio Real, enviou não só um, mas vários mensageiros para irem busca-la. Bate-seba podia até ter percebido que o Rei tinha olhado para ela e podia também ter imaginado a reação dele em vê-la mas cedeu e deitou-se com ele. Muitas vezes também acontece conosco em estarmos vendo o buraco, sabendo que é undo e que podemos morrer, mas mesmo assim insistimos em ir e acabamos nos machucando feio.
Interessante é a 'cara-de-pau' de Davi em chama-la e deitar-se com ela tão 'simples', percebemos realmente que o temor de Davi pelo Senhor nesta hora tinha sumido! Tenhamos cuidado porque o pecado cega tanto a nossa visão espiritual como carnal. Por isso é importante estarmos alicerçados em Cristo, o Cabeça!
Quantas vezes o diabo deeita em cima de nós e faz o que quer e quando está totalmente podre sai e nos deixa mortos lá na cama, feridos e mal - tratados. A covardia tem tomado conta das igrejas e tenho percebido quantos cristãos tem deixado-se levar por essas coisas que só nos destroem espiritualmente.
No livro de atos 20.24 o apóstolo Paulo faz um relato muito bonito e edificante: Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Os cristãos e os que dizem ser, tem realmente suas vidas por preciosidade, pois, não aborrecem o mundo, não aborrecem sua própria carne e não aborrece sua própria mente. Precisamos negligenciar nossas vontades carnais e buscar o reino do Senhor.
Davi não se preocupou em desagradar ao Senhor, tenho certeza que nem no Senhor ele pensou naquela hora, mas queria satisfazer-se com suas próprias paixões.
Voltemos as primeiras obras e amemos mais ao nosso Senhor como Ele merece ser amado. Foi em vão todo aquele sacrifício de Cruz?
É bom também ressaltarmos os parênteses deste verso .. (Porque já tinha sido purificada da sua imundícia). Bate-Seba já estava livre de seu período menstrual, o que impediria o ato sexual com Davi.
Realmente quando estamos tentando nos distanciar da sujeira e do pecado o Diabo vem e nos tenta. II Co 12.10b: "Porque quando estou fraco aí estou forte". No caso de Bate-Seba ela estava 'forte' no que mostrou sua fraqueza.
Busquemos ao Senhor porque nada podemos suportar sem estarmos na presença Dele.


4º: A farsa do mundo mata o amor e a coragem de um servo fiel. (verso 16)
Lendo alguns capítulos após o adultério de Davi percebemos a farsa que ele propôs para destruir seu melhor amigo e seu maior defensor - Urias, marido de Bate-Seba, o Eteu.
Urias, soldado valente e corajoso, que dava até mesmo sua própria vida pelo Rei Davi, estava sendo falsamente enganado.Davi, por cobiçar e usar sua mulher, estava tramando para mata-lo.
Pediu para Josias (soldado valente que estava sempre à frente das guerras junto com Urias) armar uma emboscada colocando Urias junto a homens adversários fortes e valentes sabendo que ele não resistiria e morreria.
O diabo sempre que ver mulheres e homens corajosos, cheios do Espírito santo e que vivem dentro da palavra, sempre costuma colocar grandes armadilhas, totalmente destruidoras que se cair realmente não terá como levantar. (Lc 12.48)
Mas Urias confiava muito em seu Rei e nunca pôde imaginar que issto aconteceria. Morreu sem saber que sua esposa foi uma adúltera e que seu grande amigo e amado que o matou.
Assim acontece conosco, confiamos muito nos homens e acabamos destruindo nossos sentimentos com grandes decepções; seja na família, seja num relacionamento a dois, seja no trabalho ou com amigos. Nos damos com pessoas imperfeitas que não vivem verdadeiramente o Amor de Deus. (Jeremias 17.5)
Urias não percebeu que estava a frente de Grandes homens, mas tenho certeza que sua confiava para com o rei foi honrada. A sua humildade e seu amor à frente das guerras por seu povo com certeza terá grande recompensa. Porque vale a pena amarmos ao Nosso rei Jesus e Dar nossas vidas por amor a Ele!


5º Mais vale morrermos na luta do que não termos lutado. (verso 17)
Para que maior exemplo de luta e de abnegação do que Cristo Jesus?
Muitas vezes temos deixado que ele venha ser crucificado novamente por nossas negligências e transgressões.
Onde está nosso amor ao p´roximo e antes de qualquer coisa nossa sujeição a Deus?
Davi não quis lutar, e quem luta com Cristo com certeza nunca perderá a batalha.
O pecado de Davi nos leva ao amor, ao arrepedimento, a força e plena santificação.
Em João 14.15 nos mostra um verso simples e de grande revelação: Se me amais, guardais os meu mandamentos.
Será que amamos realmente ao Senhor?
Porque eu Não O amo! Como preciso ser diferente!
Em II coríntios 7.10a nos diz que: Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende;
Isso aconteceu com Davi: Pecou, não amou mas se arrependeu. Teve a FORÇA! Isaías 40.29: Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. E logo após nos versos subsequentes (30, 31) diz:
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;

Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Essa é a promessa do Senhor para nós e a nossa felicidade é saber que se obedecermos os seus mandamentos e ouvirmos a Sua voz comeremos o melhor desta terra! Obrigada Jesus por nos fazer felizes e conhecedores da tua Preciosa palavra!

Miss. Myllena Carneiro